Tema Educação
06/08/2021
Políticas de Ação Afirmativa para quilombolas nas Universidades Públicas (2019)
Em um levantamento pioneiro no país, o GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) analisa as políticas de ação…
01/04/2021
Boletim GEMAA 9: Desigualdade Racial nas escolas privadas de alto desempenho.
Usando como base o Censo Escolar de 2020, o GEMAA tabulou a composição racial das escolas de Ensino Médio mais…
24/02/2021
Pessoas trans nas universidades federais do Brasil
A partir da análise dos dados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das…
09/09/2020
Raça, gênero e saúde mental nas universidades federais do Rio de Janeiro
A partir da análise dos dados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições…
29/07/2020
Boletim GEMAA 8: Raça, Gênero e Saúde Mental nas Universidades Federais.
Neste boletim inauguramos uma série de análises relacionadas a “V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de…
22/06/2020
Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Federais e Estaduais (2013-2018)
Este estudo, realizado periodicamente pelo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), apresenta os resultados do acompanhamento das políticas…
17/12/2019
20 – Ações Afirmativas e Desempenho Acadêmico: uma Análise da Universidade Federal do Piauí
Esse texto examina a trajetória acadêmica de ingressantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que optaram pela política de ação…
18/11/2019
Boletim OCS-GEMAA 1: Raça e Gênero nas Ciências Sociais
A primeira edição do Boletim OCS apresenta o perfil dos docentes dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil.…
23/10/2019
História do GEMAA: 50 anos de IESP-UERJ
As pesquisadoras do GEMAA Marcia Rangel Candido e Poema Portela escreveram sobre a trajetória do grupo de pesquisa para um…
28/08/2019
Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação Acadêmicos de Universidades Públicas
Este estudo apresenta resultados do processo de criação de ações afirmativas em cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado) de…
01/08/2019
Evolução da Lei nº 12.711 nas Universidades Federais (2003-2017)
Este estudo apresenta resultados do acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas universidades federais brasileiras realizado anualmente pelo GEMAA (Grupo…
29/07/2019
19 – Programas de Pós-Graduação e o Pacto pela Diversidade
Este texto examina como as universidades públicas brasileiras que aderiram ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da…