Jefferson Belarmino de Freitas

É bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP/2007), tendo adquirido o título de mestre em sociologia na mesma instituição (2011). É doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ/ 2018). Atualmente, é pesquisador associado ao GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), ligado ao IESP-UERJ. Foi bolsista do Programa Fipse/CAPES, tendo, por isso, realizado intercâmbio na Universidade de Vanderbilt (2005). Fez estágio de doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia-Berkeley (2017), com bolsa da CAPES. Tem interesse especial nos seguintes temas de pesquisa: relações raciais, de classe e de gênero; desigualdades; migrações internacionais, humilhação e relações trabalhistas.

   

Publicações

05/08/2024

Mapa Interativo das Comissões de Heteroidentificação

O Mapa Interativo das Comissões de Heteroidentificação apresenta as principais características do processo de validação da autodeclaração racial nos concursos…
29/02/2024

Levantamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Públicas brasileiras (2022)

Estadual Federal Federais/Estaduais Pioneiras na implementação das ações afirmativas no Brasil, as universidades estaduais se valeram de leis estaduais e…
20/12/2023

Comissões de heteroclassificação nas universidades públicas brasileiras em 2021

Variadas em termos de nomenclatura, mas mais comumente conhecidas como Comissões de Heteroclassificação Racial, a medida vem ganhando espaço nas…
04/10/2023

Levantamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Públicas brasileiras (2021) – dashboard

O Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) substituiu a série “Levantamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades…
31/05/2022

A condição de cotista da Uerj como um ponto de virada para a compreensão do racismo.

Confira o texto publicado no Nexo. A vida na instituição de ensino superior pós-ingresso contribui para o aprendizado e disseminação…
19/04/2022

Ações afirmativas para indígenas nas universidades públicas brasileiras.

Confira o texto publicado no Nexo. Ações afirmativas demandam um desenho de política pública que garanta investimentos financeiros na permanência…
01/12/2021

Levantamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Federais e Estaduais (2013-2019).

Neste levantamento, analisamos as políticas de ação afirmativa nas universidades federais e estaduais brasileiras em 2019. Abordamos os dados para…
06/08/2021

Políticas de Ação Afirmativa para quilombolas nas Universidades Públicas (2019)

Em um levantamento pioneiro no país, o GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) analisa as políticas de ação…
09/09/2020

Raça, gênero e saúde mental nas universidades federais do Rio de Janeiro

A partir da análise dos dados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições…
29/07/2020

Boletim GEMAA 8: Raça, Gênero e Saúde Mental nas Universidades Federais.

Neste boletim inauguramos uma série de análises relacionadas a “V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de…
22/06/2020

Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Federais e Estaduais (2013-2018)

Este estudo, realizado periodicamente pelo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), apresenta os resultados do acompanhamento das políticas…
09/04/2020

Boletim GEMAA 7: Edição Especial 10 anos GEMAA

Nesta edição especial do Boletim GEMAA, atualizamos a base de dados de relatórios anteriores que produzimos sobre gênero e raça…
17/12/2019

20 – Ações Afirmativas e Desempenho Acadêmico: uma Análise da Universidade Federal do Piauí

Esse texto examina a trajetória acadêmica de ingressantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que optaram pela política de ação…