Boletim GEMAA 6: Ações Afirmativas em Cursos de Pós-Graduação Acadêmicos de Universidades Públicas

Desde 2002, programas de pós-graduação de universidades públicas começaram a adotar ações afirmativas para ingresso em seus cursos. Tais políticas, contudo, permaneceram incipientes até recentemente e pouco analisadas pela literatura acadêmica, especialmente no que toca sua estruturação enquanto políticas públicas. Este boletim apresenta as principais características das políticas instituídas na pós-graduação de universidades públicas entre 2002 e janeiro de 2018. A partir dos documentos oficiais divulgados pelos programas e universidades, analisamos variáveis como as modalidades adotadas, desenho institucional, principais grupos de beneficiários e perfil dos programas de pós-graduação.