4 – O Desempenho dos Cotistas no ENEM: Comparando as notas de corte no SISU

O quarto Texto para Discussão GEMAA analisa os padrões de notas obtidas no ENEM pelos estudantes que se candidataram às cotas nas instituições públicas de ensino superior via Sistema de Seleção Unificada (SISU). As evidências mostram que a lógica de funcionamento do SISU cria incentivos para que a escolha de um curso superior se torne cada vez mais racional e que os candidatos modelem suas expectativas de carreira conforme o seu desempenho no ENEM. Como consequência, constatamos que a distância na nota de cotistas e não-cotistas tende em geral a ser muito baixa, senão mesmo insignificante. Verificamos ainda outro fenômeno surpreendente, ainda que marginal. Se na maioria dos cursos a cota serve para garantir o ingresso de seus beneficiários, em alguns cursos tem ocorrido o oposto e pleiteantes às cotas que obtiveram melhor desempenho que os não-cotistas não têm conseguido ingressar na universidade. Nesses casos, em vez de funcionar como um piso garantidor de uma presença mínima dos cotistas, o modelo das cotas implantado nas instituições de ensino federais pela Lei 12.711 acaba por funcionar como um teto para essa presença.

Clique na imagem abaixo para fazer o download