O Dashboard do Relatório das Desigualdades Raciais GEMAA Nº 3 pretende fornecer uma descrição geral e sintética acerca da evolução das desigualdades raciais, de renda e gênero no Brasil. Valemo-nos principalmente de pesquisas domiciliares do IBGE, cobrindo o período de 1987 (ano no qual o quesito cor/raça passou a fazer parte sistemática dos inquéritos) até 2022 (ponto mais recente dos dados). Em particular, abordaremos as transformações recentes das desigualdades focando em quatro temas: (1) as mudanças na composição e auto-classificação racial, (2) desigualdades de oportunidades e resultados educacionais, (3) desigualdades no mercado de trabalho e (4) desigualdades de renda.

Os gráficos abaixo resumem alguns desses dados. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Evolução da Distribuição racial no Brasil

(A) Classificação agrupada em duas categorias (1987 a 2021)

(B) Classificação racial nas cinco categorias do IBGE (1992 a 2021)


Os dois painéis apresentam a evolução anual das categorias de autodeclaração racial. O Painel A agrupa Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), de um lado, e Brancos e Amarelos (BAs), de outro. Já o Painel B distingue as 5 categorias do IBGE. No Painel A observamos que, desde 2005, brancos e amarelos deixaram de ser maioria absoluta na população. O Painel B dá maior detalhamento e mostra que os autodeclarados “brancos” sozinhos eram absoluta até 2007, mas foram ultrapassados pelos “pardos” desde então. Notamos, quando agrupamos as categorias, que o cenário racial de 2021 é, de certa forma, o inverso de 1987, quando a população branca e amarela correspondia a um percentual similar à participação da população preta, parda e indígena hoje. A tendência geral foi de crescimento consistente da população não branca no Brasil, que soma amarelos, pardos, pretos e indígenas, paralelo a um declínio da população branca.

Distribuição espacial dos grupos raciais

Neste gráfico, apresentamos um painel de mapas que descreve a distribuição no território brasileiro da população branca e amarela, de um lado, e preta, parda e indígena, do outro. Percebemos aqui que brancos e amarelos estão concentrados no Sul e no Sudeste, enquanto pretos, pardos e indígenas se concentram no Norte e no Nordeste. Trata-se de um padrão histórico que, a despeito dos processos migratórios internos, manteve a maior parte da população preta, parda e indígena concentrada nas regiões de menor renda do país.

Proporção de adultos alfabetizados, por raça. Brasil, 1987-2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987-2011) e da PNADC Anual (2012-2021). Elaboração Própria.

Os indicadores agregados mostram um declínio consistente das desigualdades raciais relativas à escolarização formal. A distância entre pessoas alfabetizadas dos dois grupos raciais foi sensivelmente reduzida da década 1980 para 2021, de 17,4 para 3,1 pontos percentuais.

Realização educacional dos adultos, por raça. Brasil, 1987-2021

1987


2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987) e da PNADC Anual (2021). Elaboração Própria.

A distribuição dos brasileiros nos diferentes estratos educacionais, dos sem escolaridade ao ensino superior completo, viveu mudanças acentuadas. Os patamares de escolaridades cresceram para todos os grupos raciais. Os brancos e amarelos, no entanto, concentram-se de forma desproporcional nos níveis mais elevados, superior completo e incompleto, ao passo que pretos, pardos e indígenas preponderam em todos os demais níveis.

Proporção de estudantes em situação de defasagem idade-série, por raça. Brasil, 1987-2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987-2011) e da PNADC Anual (2012-2021). Elaboração Própria

Observamos aqui a proporção de estudantes entre 8 e 17 anos que estão em defasagem escolar, isto é, cursando séries díspares em relação ao fluxo padrão do sistema de ensino. Notamos que, ao longo da série histórica, os dois grupos raciais não apenas reduziram essa defasagem internamente como também reduziram a diferença entre si.

Composição racial dos adultos com ensino superior completo. Brasil, 1987-2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987-2011) e da PNADC Anual (2012-2021). Elaboração Própria

Este gráfico evidencia uma clara mudança de composição racial da população com Ensino Superior. Destacam-se, em especial, dois períodos de crescimento da população PPI nesse nível de escolarização. O primeiro abrange o intervalo que vai do final da década de 1990 até o final da década de 2000, com especial aceleração após 2007. Trata-se de efeito conjugado das melhorias nas taxas de acesso e conclusão do Ensino Básico, bem como da expansão do Ensino Superior. O segundo momento coincide com o advento da Lei de Cotas, em 2012, e com a importante reforma dos mecanismos de seleção e admissão, na forma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), lançado em 2010, mas que ganha importância ao longo da década, por meio da adesão voluntária de instituições de ensino superior públicas e privadas.

Taxa de desocupação, por raça. Brasil, 1987-2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987-2011) e da PNADC Trimestral 2012/T1-2021/T3. Elaboração Própria

Notamos, neste gráfico, a trajetória da taxa de desemprego, ou desocupação, que, depois de um aumento considerável nos anos 1990, se estabilizou em patamares elevados. A recuperação do mercado de trabalho em meio ao ciclo de crescimento o fez refluir atingindo seu mínimo em 2014. Contudo, com a crise, a partir de 2015, assistimos não apenas a um crescimento da desocupação, mas também das desigualdades raciais nesse quesito.

Média da renda individual por raça. Brasil, 1987-2021

Fonte: IBGE, Microdados da PNAD (1987-2011) e da PNADC Trimestral 2012/T1-2021/T3. Elaboração Própria

Na renda as desigualdades raciais se acentuam. Observamos que há uma diferença substancial entre a média da renda individual da população de brancos e amarelos e a da população de pretos, pardos e indígenas, com a do primeiro grupo sendo maior em todos os anos.