Projetos de Pesquisa

Diversidade racial e de gênero na ciência

O projeto busca levantar o perfil social de cientistas das ciências exatas no Brasil, especificamente nas ciências da natureza (biologia, geociências, física e química); ciência da computação e matemática. Fazendo uso de diferentes métodos de pesquisa, o grupo vai estruturar uma base de dados para análises futuras da comunidade acadêmica e eventuais gestores de políticas públicas e privadas. Mais informações em breve.
Leia maisDiversidade racial e de gênero na ciência

Inclusão digital na UERJ

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, a comunicação por meios telemáticos já se mostrava central para o funcionamento das universidades e outras instituições sociais. Contudo, parece fora de questão que as medidas de distanciamento social tornaram o acesso a tecnologias de informação e comunicação (doravante TICs) ainda mais urgentes. DIante disso, este projeto estabelece os marcos gerais de um levantamento das desigualdades de acesso às TICs por parte dos discentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sob os auspícios da administração central da universidade e coordenação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, o levantamento pretende subsidiar políticas que promovam à inclusão digital de nossos alunos de modo a constituir uma rotina de comunicação por meios digitais, central para os tempos atuais.
Leia maisInclusão digital na UERJ

Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas

O Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas (CAA) é uma articulação de núcleos de pesquisa que se uniram para produzir dados e análises sobre a política de cotas no ensino superior brasileiro. A pesquisa pretende sistematizar o conhecimento acadêmico acumulado sobre as conquistas e desafios da política a partir da bibliografia especializada e de estudos de caso, quantitativos e qualitativos de distintas universidades.
Leia maisConsórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas

Eleições 2020

Este projeto consiste no monitoramento e divulgação de dados acerca da questão racial nas eleições para vereadores de 2020 no que toca a distribuição de candidaturas e recursos.
Leia maisEleições 2020

Cotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil

A pesquisa busca inventariar as concepções de esfera pública em disputa na controvérsia em torno das ações afirmativas raciais no Brasil. Mais do que uma polêmica restrita a uma política pública localizada, a controvérsia das cotas raciais se transformou em um debate em torno de que tipo de esfera pública deve ser construída no país. Por isso, cada tomada de posição presente na controvérsia deve ser interpretada como uma reivindicação por uma transformação específica da esfera pública nacional. Contudo, essas tomadas de posição têm probabilidades diferentes de introduzir transformações estruturais na esfera pública nacional. Daí o fato de a pesquisa enfatizar as discussões que se desenrolam nas arenas públicas estatais e midiáticas, mormente, o legislativo e a grande imprensa.
Leia maisCotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil

Ação afirmativa nos Estados Unidos

Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Leia maisAção afirmativa nos Estados Unidos

Ação afirmativa na Índia

Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Leia maisAção afirmativa na Índia

Ação afirmativa e o debate na grande mídia

Sistematização e análise da valência (positiva, negativa, neutra e ambivalente), enquadramento, argumentos, recursos retóricos, representações de nação e atores que aparecem no debate sobre ação afirmativa veiculado na grande mídia brasileira. A pesquisa tem como base todos os textos (artigos, reportagens, editoriais, cartas, entrevistas etc) publicados sobre o assunto desde o ano 2000 nos principais jornais e revistas brasileiros.
Leia maisAção afirmativa e o debate na grande mídia

A justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito

Estudo das justificações das políticas de ação afirmativa no plano da teoria moral, teoria política e teoria do direito. Essa é a linha de pesquisa mais básica do GEMAA, pois é a partir dela que pensamos os projetos de análise do debate público na mídia brasileira e de estudo do debate acerca da ação afirmativa em outros países, e também o projeto de acompanhamento do desenvolvimento institucional da ação afirmativa nas universidades por meio do levantamento documental – atividade básica para análises posteriores.
Leia maisA justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito

Levantamento ação afirmativa nas universidades estaduais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação. Devido à falta de uma regulação geral dessas políticas, elas apresentam maior diversidade no que toca seu desenho e resultados. Tais iniciativas fornecem parâmetros importantes de comparação com a modalidade aplicada no sistema federal. A série de levantamentos das ações afirmativas nas universidades estaduais deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Leia maisLevantamento ação afirmativa nas universidades estaduais

Levantamento ação afirmativa nas universidades federais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação, inclusive avaliando o impacto da aplicação da Lei de Cotas de 2012, à medida que a nova política estava sendo implantada. A série de levantamentos deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Leia maisLevantamento ação afirmativa nas universidades federais

Diversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira

Este projeto visa entender como minorias de raça e gênero são representadas na publicidade brasileira. Para tal, analisamos as peças publicitárias difundidas em algumas das revistas semanais de maior circulação no país nas últimas décadas. Vale notar que as revistas semanais concentram no Brasil os espaços mais disputados – e, portanto, mais caros – da publicidade nacional, daí sua escolha para a análise. Embora grande parte das pesquisas venham destacando que a relação entre publicidade e sua audiência seja complexa e longe de automática, não parece restar dúvida que a propaganda ocupa um lugar central no modo como as subjetividades são formadas e transformadas.Por esses e outros motivos, os conteúdos e representações difundidas por meio da publicidade são de importância central na reprodução e eventual transformação das relações sociais. Isso vale, sobretudo, para grupos historicamente sub-representados ou estigmatizados nesse universo – seja como personagens ou produtores publicitários – como minorias de gênero e raça.
Leia maisDiversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira

Projeto diversidade no ensino superior

Financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC, esse projeto tem por objetivo produzir conhecimento sistemático sobre as iniciativas de diversidade ora implementadas nas universidades brasileiras signatárias do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos. A pesquisa se divide em duas frentes: 1) programas de inclusão e diversidade e 2) inovações curriculares que visam a promover a diversidade, incluindo programas de pós-graduação stricto sensu dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades. A partir do levantamento das iniciativas nessas duas frentes de promoção da diversidade, pretendemos produzir análises que apontem para o desenvolvimento institucional e o aprimoramento das próprias iniciativas.
Leia maisProjeto diversidade no ensino superior