Diversidade Racial e de Gênero nos 87 anos do Oscar

O Oscar (The Academy Awards) é o mais famoso troféu do mundo do cinema e é entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929. São premiadas categorias como melhor ator, atriz, diretor, fotografia, música, roteiro e melhor filme, entre muitas outras. Os vencedores são escolhidos por um colégio composto por mais de 5.800 membros votantes. Podem concorrer ao Oscar todos os filmes que tenham sido apresentados por, no mínimo, uma semana em pelo menos três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior. A escolha dos indicados é feita pelos integrantes de cada categoria, de modo que, por exemplo, atores indicam atores. Após a seleção dos indicados em cata categoria, todos os membros votam para eleger o vencedor em cada modalidade.
Em 2016 o Oscar terá sua 89ª premiação, a qual tem sido criticada por não conter negros(as) entre os indicados pelo segundo ano consecutivo, especialmente nas categorias de melhor ator, ator coadjuvante, atriz e atriz coadjuvante. Em seus 88 anos de história, pouquíssimos são os negros que foram vencedores na premiação. A primeira pessoa negra a ganhar um Oscar foi a atriz Hattie McDaniel, a qual venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “E o vento levou” em 1939. Na categoria melhor atriz coadjuvante, apenas 6 mulheres negras ganharam a estatueta nos últimos 88 anos, o que equivale a 6,81%. Na categoria melhor atriz, a proporção é ainda menor (1,31%), vez que apenas uma mulher negra já foi premiada – a atriz Halle Berry pelo filme “A última ceia” em 2002. Nas categorias melhor ator e melhor ator coadjuvante, 4 atores negros foram premiados em cada categoria, o que corresponde a 4,54% do total de premiados. Em toda a história da premiação, “12 anos de escravidão” foi o primeiro e único filme dirigido por um negro a vencer a principal categoria do Oscar – a de melhor filme. Por se tratar do prêmio mais importante e cobiçado do mundo do cinema, o Oscar exerce uma enorme influência na construção das percepções das pessoas a respeito da qualidade dos filmes e da atuação dos atores e atrizes. Além disso, o baixo número de ganhadores negros e negras impacta (negativamente) a percepção que as pessoas têm a respeito do talento dessas pessoas e do lugar elas ocupam no mundo real e cinematográfico.