Eleições 2022
O Monitor das Desigualdades Raciais nas Eleições de 2022 é uma iniciativa do GEMAA que tem como objetivo apresentar os principais números que permitem medir as desigualdades raciais nas eleições de 2022.
Leia maisEleições 2022Diversidade racial e de gênero na ciência
O projeto busca levantar o perfil social de cientistas das ciências exatas no Brasil, especificamente nas ciências da natureza (biologia, geociências, física e química); ciência da computação e matemática. Fazendo uso de diferentes métodos de pesquisa, o grupo vai estruturar uma base de dados para análises futuras da comunidade acadêmica e eventuais gestores de políticas públicas e privadas. Mais informações em breve.
Leia maisDiversidade racial e de gênero na ciênciaInclusão digital na UERJ
Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, a comunicação por meios telemáticos já se mostrava central para o funcionamento das universidades e outras instituições sociais. Contudo, parece fora de questão que as medidas de distanciamento social tornaram o acesso a tecnologias de informação e comunicação (doravante TICs) ainda mais urgentes. DIante disso, este projeto estabelece os marcos gerais de um levantamento das desigualdades de acesso às TICs por parte dos discentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sob os auspícios da administração central da universidade e coordenação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, o levantamento pretende subsidiar políticas que promovam à inclusão digital de nossos alunos de modo a constituir uma rotina de comunicação por meios digitais, central para os tempos atuais.
Leia maisInclusão digital na UERJDiversidade racial e de gênero na imprensa
O projeto tem como objetivo investigar o perfil dos jornalistas que escrevem nos principais veículos impressos do país.
Leia maisDiversidade racial e de gênero na imprensaConsórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas
O Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas (CAA) é uma articulação de núcleos de pesquisa que se uniram para produzir dados e análises sobre a política de cotas no ensino superior brasileiro. A pesquisa pretende sistematizar o conhecimento acadêmico acumulado sobre as conquistas e desafios da política a partir da bibliografia especializada e de estudos de caso, quantitativos e qualitativos de distintas universidades.
Leia maisConsórcio de Acompanhamento das Ações AfirmativasAção afirmativa na França
A discriminação positiva, maneira como a ação afirmativa é conhecida na França, é tema de grande polêmica naquele país. A presente pesquisa tem por fim estudar sua recepção por parte da academia francesa, particularmente nos debates que versam sobre a questão republicana naquele país.
Leia maisAção afirmativa na FrançaEleições 2020
Este projeto consiste no monitoramento e divulgação de dados acerca da questão racial nas eleições para vereadores de 2020 no que toca a distribuição de candidaturas e recursos.
Leia maisEleições 2020A Imagem da Globeleza
A pesquisa analisa criticamente a construção da representação da Globeleza como um ícone da cultura nacional a partir da intersecção entre raça e gênero.
Leia maisA Imagem da GlobelezaGênero e Raça nos Videogames
O objetivo desta pesquisa é elucidar quais os papeis atribuídos às personagens dos principais videogames em circulação no país.
Leia maisGênero e Raça nos VideogamesRaça e Eleições no Brasil
Este projeto pretende elucidar quais são os principais filtros que afastam os pretos e pardos da política brasileira.
Leia maisRaça e Eleições no BrasilCotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil
A pesquisa busca inventariar as concepções de esfera pública em disputa na controvérsia em torno das ações afirmativas raciais no Brasil. Mais do que uma polêmica restrita a uma política pública localizada, a controvérsia das cotas raciais se transformou em um debate em torno de que tipo de esfera pública deve ser construída no país. Por isso, cada tomada de posição presente na controvérsia deve ser interpretada como uma reivindicação por uma transformação específica da esfera pública nacional. Contudo, essas tomadas de posição têm probabilidades diferentes de introduzir transformações estruturais na esfera pública nacional. Daí o fato de a pesquisa enfatizar as discussões que se desenrolam nas arenas públicas estatais e midiáticas, mormente, o legislativo e a grande imprensa.
Leia maisCotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no BrasilAção afirmativa nos Estados Unidos
Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Leia maisAção afirmativa nos Estados UnidosAção afirmativa na Índia
Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Leia maisAção afirmativa na ÍndiaAção afirmativa em perspectiva comparada
Dando prosseguimento à pesquisa que deu origem ao “Guia Bibliográfico Multidisciplinar: Ação Afirmativa – Brasil, África do Sul, Índia, EUA”, o GEMAA aprofunda a investigação de outros casos nacionais de adoção de políticas de ação afirmativa em busca de subsídios para aprofundar o debate sobre a nossa experiência com essa modalidade de política pública.
Leia maisAção afirmativa em perspectiva comparadaAção afirmativa e o debate na grande mídia
Sistematização e análise da valência (positiva, negativa, neutra e ambivalente), enquadramento, argumentos, recursos retóricos, representações de nação e atores que aparecem no debate sobre ação afirmativa veiculado na grande mídia brasileira. A pesquisa tem como base todos os textos (artigos, reportagens, editoriais, cartas, entrevistas etc) publicados sobre o assunto desde o ano 2000 nos principais jornais e revistas brasileiros.
Leia maisAção afirmativa e o debate na grande mídiaA justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito
Estudo das justificações das políticas de ação afirmativa no plano da teoria moral, teoria política e teoria do direito. Essa é a linha de pesquisa mais básica do GEMAA, pois é a partir dela que pensamos os projetos de análise do debate público na mídia brasileira e de estudo do debate acerca da ação afirmativa em outros países, e também o projeto de acompanhamento do desenvolvimento institucional da ação afirmativa nas universidades por meio do levantamento documental – atividade básica para análises posteriores.
Leia maisA justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direitoA Cara do Cinema Nacional
A pesquisa analisa a distribuição de raça e gênero nas principais funções (direção, roteiro e elenco) da produção cinematográfica brasileira de maior público. O intuito é mapear (1) quem constrói as representações e (2) se os diversos grupos sociais participam desse processo.
Leia maisA Cara do Cinema NacionalLevantamento ação afirmativa nas universidades estaduais
O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação. Devido à falta de uma regulação geral dessas políticas, elas apresentam maior diversidade no que toca seu desenho e resultados. Tais iniciativas fornecem parâmetros importantes de comparação com a modalidade aplicada no sistema federal. A série de levantamentos das ações afirmativas nas universidades estaduais deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Leia maisLevantamento ação afirmativa nas universidades estaduaisLevantamento ação afirmativa nas universidades federais
O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação, inclusive avaliando o impacto da aplicação da Lei de Cotas de 2012, à medida que a nova política estava sendo implantada. A série de levantamentos deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Leia maisLevantamento ação afirmativa nas universidades federaisAção afirmativa na pós-graduação
Foi desenvolvido o seguinte infográfico pela equipe GEMAA a partir dessa pesquisa: Ações afirmativas na pós-graduação Os resumos sobre programas de pós-graduação com ações afirmativas podem ser encontrados aqui.
Comparando o desempenho de cotistas e não cotistas no ensino superior
Foram desenvolvidos os seguintes textos para discussão pela equipe GEMAA a partir dessa pesquisa: 4 – O Desempenho Dos Cotistas No ENEM (2014)8 – A Cor Do ENEM (2012)14 – A Cor Do ENEM (2014)
Diversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira
Este projeto visa entender como minorias de raça e gênero são representadas na publicidade brasileira. Para tal, analisamos as peças publicitárias difundidas em algumas das revistas semanais de maior circulação no país nas últimas décadas. Vale notar que as revistas semanais concentram no Brasil os espaços mais disputados – e, portanto, mais caros – da publicidade nacional, daí sua escolha para a análise. Embora grande parte das pesquisas venham destacando que a relação entre publicidade e sua audiência seja complexa e longe de automática, não parece restar dúvida que a propaganda ocupa um lugar central no modo como as subjetividades são formadas e transformadas.Por esses e outros motivos, os conteúdos e representações difundidas por meio da publicidade são de importância central na reprodução e eventual transformação das relações sociais. Isso vale, sobretudo, para grupos historicamente sub-representados ou estigmatizados nesse universo – seja como personagens ou produtores publicitários – como minorias de gênero e raça.
Leia maisDiversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileiraProjeto diversidade no ensino superior
Financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC, esse projeto tem por objetivo produzir conhecimento sistemático sobre as iniciativas de diversidade ora implementadas nas universidades brasileiras signatárias do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos. A pesquisa se divide em duas frentes: 1) programas de inclusão e diversidade e 2) inovações curriculares que visam a promover a diversidade, incluindo programas de pós-graduação stricto sensu dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades. A partir do levantamento das iniciativas nessas duas frentes de promoção da diversidade, pretendemos produzir análises que apontem para o desenvolvimento institucional e o aprimoramento das próprias iniciativas.
Leia maisProjeto diversidade no ensino superior