Research projects

Consortium for 2022 Affirmative Actions Monitoring

O Consórcio de Acompanhamento de Ação Afirmativa 2022 (CAA22) é uma articulação de núcleos de pesquisa que se uniram para produzir dados e análises sobre a política de cotas no ensino superior brasileiro. A pesquisa pretende sistematizar o conhecimento acadêmico acumulado sobre as conquistas e desafios da política a partir da bibliografia especializada e de estudos de caso, quantitativos e qualitativos de distintas universidades.
Read MoreConsortium for 2022 Affirmative Actions Monitoring

2020 Elections

Este projeto consiste no monitoramento e divulgação de dados acerca da questão racial nas eleições para vereadores de 2020 no que toca a distribuição de candidaturas e recursos.
Read More2020 Elections

Cotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil

A pesquisa busca inventariar as concepções de esfera pública em disputa na controvérsia em torno das ações afirmativas raciais no Brasil. Mais do que uma polêmica restrita a uma política pública localizada, a controvérsia das cotas raciais se transformou em um debate em torno de que tipo de esfera pública deve ser construída no país. Por isso, cada tomada de posição presente na controvérsia deve ser interpretada como uma reivindicação por uma transformação específica da esfera pública nacional. Contudo, essas tomadas de posição têm probabilidades diferentes de introduzir transformações estruturais na esfera pública nacional. Daí o fato de a pesquisa enfatizar as discussões que se desenrolam nas arenas públicas estatais e midiáticas, mormente, o legislativo e a grande imprensa.
Read MoreCotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil

Ação afirmativa nos Estados Unidos

Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Read MoreAção afirmativa nos Estados Unidos

Ação afirmativa na Índia

Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.
Read MoreAção afirmativa na Índia

Ação afirmativa e o debate na grande mídia

Sistematização e análise da valência (positiva, negativa, neutra e ambivalente), enquadramento, argumentos, recursos retóricos, representações de nação e atores que aparecem no debate sobre ação afirmativa veiculado na grande mídia brasileira. A pesquisa tem como base todos os textos (artigos, reportagens, editoriais, cartas, entrevistas etc) publicados sobre o assunto desde o ano 2000 nos principais jornais e revistas brasileiros.
Read MoreAção afirmativa e o debate na grande mídia

A justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito

Estudo das justificações das políticas de ação afirmativa no plano da teoria moral, teoria política e teoria do direito. Essa é a linha de pesquisa mais básica do GEMAA, pois é a partir dela que pensamos os projetos de análise do debate público na mídia brasileira e de estudo do debate acerca da ação afirmativa em outros países, e também o projeto de acompanhamento do desenvolvimento institucional da ação afirmativa nas universidades por meio do levantamento documental – atividade básica para análises posteriores.
Read MoreA justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito

Levantamento ação afirmativa nas universidades estaduais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação. Devido à falta de uma regulação geral dessas políticas, elas apresentam maior diversidade no que toca seu desenho e resultados. Tais iniciativas fornecem parâmetros importantes de comparação com a modalidade aplicada no sistema federal. A série de levantamentos das ações afirmativas nas universidades estaduais deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Read MoreLevantamento ação afirmativa nas universidades estaduais

Levantamento ação afirmativa nas universidades federais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação, inclusive avaliando o impacto da aplicação da Lei de Cotas de 2012, à medida que a nova política estava sendo implantada. A série de levantamentos deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.
Read MoreLevantamento ação afirmativa nas universidades federais

Diversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira

Este projeto visa entender como minorias de raça e gênero são representadas na publicidade brasileira. Para tal, analisamos as peças publicitárias difundidas em algumas das revistas semanais de maior circulação no país nas últimas décadas. Vale notar que as revistas semanais concentram no Brasil os espaços mais disputados – e, portanto, mais caros – da publicidade nacional, daí sua escolha para a análise. Embora grande parte das pesquisas venham destacando que a relação entre publicidade e sua audiência seja complexa e longe de automática, não parece restar dúvida que a propaganda ocupa um lugar central no modo como as subjetividades são formadas e transformadas.Por esses e outros motivos, os conteúdos e representações difundidas por meio da publicidade são de importância central na reprodução e eventual transformação das relações sociais. Isso vale, sobretudo, para grupos historicamente sub-representados ou estigmatizados nesse universo – seja como personagens ou produtores publicitários – como minorias de gênero e raça.
Read MoreDiversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira

Projeto diversidade no ensino superior

Financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC, esse projeto tem por objetivo produzir conhecimento sistemático sobre as iniciativas de diversidade ora implementadas nas universidades brasileiras signatárias do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos. A pesquisa se divide em duas frentes: 1) programas de inclusão e diversidade e 2) inovações curriculares que visam a promover a diversidade, incluindo programas de pós-graduação stricto sensu dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades. A partir do levantamento das iniciativas nessas duas frentes de promoção da diversidade, pretendemos produzir análises que apontem para o desenvolvimento institucional e o aprimoramento das próprias iniciativas.
Read MoreProjeto diversidade no ensino superior