Experiências internacionais com medidas de ação afirmativa (cotas e metas de inclusão) para grupos étnicos, religiosos, raciais e castas.
Brasil | |
Ano de aplicação | A partir de 2003 |
Beneficiários | Pretos e pardos, indígenas, quilombolas, deficientes físicos |
Âmbitos de aplicação |
Ensino superior público, ensino superior privado, cinema e televisão |
Tipo de sistema | Cotas, bônus, acréscimo de vagas |
Principais leis e regulamentações |
Lei Federal nº 12.288 de 20/07/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), Medida Provisória nº 213, de 10/09/2004 e Decreto nº 5.245, de 15/10/2004 (ProUni) e leis estaduais (ações afirmativas nas universidades). |
Objetivos e justificativa |
Assegurar a inclusão de grupos vitimados pela desigualdade étnico-racial nas universidades e sua representação nos meios de comunicação de massa. Pretos e pardos, indígenas e membros de comunidades remanescentes de quilombos são grupos historicamente desprivilegiados no Brasil, apresentando piores índices de escolaridade, renda, expectativa de vida e mobilidade social. |
Índia | |
Ano de aplicação | Estabelecida em constituição a partir de 1948 |
Beneficiários |
Intocáveis (dalits), tribais (adivasis) e outras castas desprivilegiadas (“other backward classes”) |
Âmbitos de aplicação |
Empregos públicos, promoções no emprego público, universidades e assentos parlamentares |
Tipo de sistema | Cotas |
Principais leis e regulamentações |
Artigo 26 da Constituição Indiana de 1950, que institui as cotas, além dos artigos 330, 331 e 335 que instituem a reserva em cargos públicos e assentos parlamentares. |
Justificativa |
Promover a inclusão de grupos historicamente desprivilegiados e excluídos do ensino superior, do mercado de trabalho e da política. Na Índia, há uma divisão social hierarquizada de castas, e as ações afirmativas visam a beneficiar indivíduos de castas tidas como inferiores, bem como membros de tribos pouco assimiladas à sociedade. |
Estados Unidos | |
Ano de aplicação | A partir de 1961 |
Beneficiários | Negros |
Âmbitos de aplicação |
Universidades e escolas públicas, empresas públicas e privadas e em contratos governamentais |
Tipo de sistema |
Bônus e fundos de estímulo à contratação de negros |
Principais leis e regulamentações |
Executive Order Nº 10925, Executive Order Nº 11.246, The Philadelphia Order (1969), Regents of the University of California v. Bakke (1978), Fullilovev. Klutznick (1980), United States v. Paradise (1987), White House guidelines on affirmative action (1995), University of Michigan’s undergrad affirmative action policy (2000), Univ. of Michigan Law School’s affirmative action policy (2001), Supreme Court Upholds Affirmative Action in University Admissions (2003). |
Justificativa |
Destina-se a prevenir e remediar a discriminação racial. Os Estados Unidos possuem um histórico de segregação racial institucionalizada e de um vigoroso Movimento dos Direitos Civis. As ações afirmativas fundamentam-se na necessidade de promoção da igualdade, da diversidade e de estímulos que incrementem as oportunidades no mercado e na educação para a população negra. Inicialmente concebidas sob a forma de cotas e metas, após diversas decisões da Suprema Corte hoje as ações afirmativas assumem a forma de bônus e de consideração especial (“preferential boosts”) pelos candidatos negros. |
África do Sul | |
Ano de aplicação | A partir de 1993 |
Beneficiários | Negros (africanos, “coloureds” e indianos), mulheres e deficientes físicos |
Âmbitos de aplicação |
Serviço público, instituições semi-estatais, universidades públicas |
Tipo de sistema |
Cotas, financiamentos e metas de inclusão |
Principais leis e regulamentações |
Public Service Act (1994), Labour Relations Act (1995), Motala v University of Natal (1995), Western Cape Education Department v George (1996), Constituição da África do Sul (1996), Education White Paper 3 (1997), Higher Education Bill (1997), Green Paper on Affirmative Action (1997), Employment Equity Act (1998), Promotion of Equality and Prevention of Unfair Discriminaion Act (2000), Broad-based Black Economic Empowerment Act (2003). |
Justificativa |
Destina-se a promover a ascensão da população negra, vítima de um regime de segregação mantido até 1990. As desigualdades sociais e econômicas geradas pelo histórico sul-africano de patriarcalismo, colonialismo e apartheid fazem com que as ações afirmativas sejam necessárias como forma de reparação histórica. |
Malásia | |
Ano de aplicação | A partir de 1971 |
Beneficiários | Malaios (bumiputra) |
Âmbitos de aplicação |
Setor público, contratos governamentais, companhias privadas com participação pública e universidades públicas |
Tipo de sistema | Cotas, bolsas, financiamentos |
Principais leis e regulamentações |
Constituição Federal da Malásia, artigo 153, “Leis de Bumiputra” no contexto da Nova Política Econômica (NEP) |
Justificativa |
Destina-se a reverter a dominação exercida no país pela minoria chinesa (25% da população) sobre a majoritária etnia malaia (65%). Quando da adoção dessas medidas, os chineses controlavam 70% da riqueza do país sendo, portanto, necessárias medidas de inclusão. |
Irlanda do Norte | |
Ano de aplicação | Desde 1989 |
Beneficiários | Grupos religiosos sub-representados |
Âmbitos de aplicação | Emprego e promoção no emprego |
Tipo de sistema |
Metas, ações legais de representação (como interferir na maneira como as empresas contratam e promovem seus trabalhadores, propagandas, treinamento, punições etc). |
Principais leis e regulamentações |
Fair Employment and Treatment Order Regulations(2003), Fair Employment and Treatment Order (1998), Fair Employment Act (1989) |
Justificativa |
Destina-se a garantir que ambas as comunidades da Irlanda do Norte – católica e protestante – tenham garantida a participação equitativa na busca pelo emprego a fim de reduzir as sub-representações. |