Ação afirmativa e o debate na grande mídia

Sistematização e análise da valência (positiva, negativa, neutra e ambivalente), enquadramento, argumentos, recursos retóricos, representações de nação e atores que aparecem no debate sobre ação afirmativa veiculado na grande mídia brasileira. A pesquisa tem como base todos os textos (artigos, reportagens, editoriais, cartas, entrevistas etc) publicados sobre o assunto desde o ano 2000 nos principais jornais e revistas brasileiros.

Foram desenvolvidos os seguintes textos para discussão pela equipe GEMAA a partir dessa pesquisa:

2 – O Globo E As Ações Afirmativas
3 – A Folha De S. Paulo E As Ações Afirmativas

Foram desenvolvidos os seguintes artigos a partir dessa pesquisa:

2011
Fora de quadro: a ação afirmativa nas páginas d’O Globo (2011), por João Feres Júnior, Luiz Augusto Campos e Verônica Toste.

2013
Ação afirmativa na revista Veja: estratégias editoriais e o enquadramento público, por Verônica Toste e João Feres Júnior.
Administrando o debate público: O Globo e a controvérsia em torno das cotas raciais, por Luiz Augusto Campos, João Feres Júnior e Verônica Toste.

2014
A identificação de enquadramentos através da análise de correspondências: um modelo analítico aplicado à controvérsia das ações afirmativas raciais na imprensa, por Luiz Augusto Campos.