João Feres Jr. e Jonas Zoninsein (orgs.)
Ação afirmativa e universidade: experiências nacionais comparadas é um livro diferente do que se tem produzido até agora no debate nacional, público e acadêmico, sobre as políticas de ação afirmativa para o ensino superior. A preocupação central que orienta os autores aqui reunidos, sejam eles brasileiros, sul-africanos ou norte-americanos, não é defender ou atacar essa modalidade de política pública, mas antes examinar e discutir seus resultados, problemas e desenho institucional. Essa conversação deve ser uma prioridade para aqueles interessados no tema das políticas de ação afirmativa no Brasil, pois aprendemos ainda mais quando a reflexão sobre nossas experiências é acompanhada pela reflexão sobre as experiências dos outros, nesse caso os Estados Unidos, pioneiros na implantação da ação afirmativa para o ensino superior, e a África do Sul, país em que a discriminação positiva (ação afirmativa) constitui hoje elemento fundamental de negação de um passado recente de segregação e de afirmação de uma nova identidade nacional. Além desse aspecto comparado, Ação afirmativa e universidade também traz textos inéditos acerca das experiências pioneiras com ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras, contribuindo assim para que o debate acadêmico sobre esse tema, tão importante e candente em nossa sociedade, ganhe seriedade e sentido.