O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ) acaba de publicar em seu site o seu décimo primeiro Texto para Discussão: Onze anos da ação afirmativa sem cota da UNICAMP. Este texto é uma avaliação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) da UNICAMP durante seus primeiros 11 anos de funcionamento, particularmente no que toca seus objetivos principais, a inclusão de alunos pretos, pardos e oriundos da escola pública. Como os dados obtidos demonstram, o número de candidatos aprovados que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública não evoluiu de forma considerável no período de 2005 a 2015, e as proporções de alunos pretos e pardos também não sofreram alterações significativas, permanecendo muito inferiores às proporções desses grupos na sociedade brasileira ou paulista.

Clique na imagem abaixo para fazer o download