16 – Efeitos das alterações do PAAIS-Unicamp nos vestibulares de 2016 e 2017

Este texto é uma análise dos resultados do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) da UNICAMP nos vestibulares para ingresso em 2016 e 2017, em comparação com seus anos imediatamente anteriores. O estudo busca analisar os resultados em relação aos objetivos principais do PAAIS: a inclusão de alunos pretos, pardos e oriundos da escola pública. Como os dados obtidos demonstram, o número de candidatos aprovados que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas aumentou de forma considerável em 2016 e 2017, e as proporções de alunos pretos e pardos também sofreram alterações significativas, mas ainda permanecem inferiores às proporções desses grupos na sociedade brasileira ou paulista. O aumento do número de alunos de escolas públicas e de alunos pretos, pardos e indígenas parece ser resultado das alterações das regras do PAAIS realizadas pela Unicamp no ano de 2015.

Clique na imagem abaixo para fazer o download