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Projetos de Pesquisa

O GEMAA vem desenvolvendo os seguintes projetos de pesquisa:

1. Projeto diversidade no ensino superior

Financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC, esse projeto tem por objetivo produzir conhecimento sistemático sobre as iniciativas de diversidade ora implementadas nas universidades brasileiras signatárias do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos. A pesquisa se divide em duas frentes: 1) programas de inclusão e diversidade e 2) inovações curriculares que visam a promover a diversidade, incluindo programas de pós-graduação stricto sensu dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades. A partir do levantamento das iniciativas nessas duas frentes de promoção da diversidade, pretendemos produzir análises que apontem para o desenvolvimento institucional e o aprimoramento das próprias iniciativas.

Leia mais sobre o andamento da pesquisa aqui.

2. Diversidade racial e de gênero na publicidade impressa brasileira

Este projeto visa entender como minorias de raça e gênero são representadas na publicidade brasileira. Para tal, analisamos as peças publicitárias difundidas em algumas das revistas semanais de maior circulação no país nas últimas décadas. Vale notar que as revistas semanais concentram no Brasil os espaços mais disputados – e, portanto, mais caros – da publicidade nacional, daí sua escolha para a análise. Embora grande parte das pesquisas venham destacando que a relação entre publicidade e sua audiência seja complexa e longe de automática, não parece restar dúvida que a propaganda ocupa um lugar central no modo como as subjetividades são formadas e transformadas.Por esses e outros motivos, os conteúdos e representações difundidas por meio da publicidade são de importância central na reprodução e eventual transformação das relações sociais. Isso vale, sobretudo, para grupos historicamente sub-representados ou estigmatizados nesse universo – seja como personagens ou produtores publicitários – como minorias de gênero e raça.

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3. Comparando o desempenho de cotistas e não cotistas no ensino superior

Uma vez que as cotas raciais e sociais são empregadas pelo ensino superior brasileiro há mais de uma década, resta questionar em que medida seus beneficiários estão se adaptando à lógica universitária, que foi historicamente excludente, e aos testes de desempenho que ela contém. A partir de dados fornecidos por diferentes universidades brasileiras, este projeto de pesquisa pretende estimar e analisar as diferenças de desempenho entre alunos cotistas e não cotistas. Espera-se, com isso, determinar se há diferenças de desempenho relevantes entre os dois grupos, em que medida tais diferenças espelham notas desiguais nos testes de entrada na universidade e se elas permanecem ao longo da trajetória acadêmica dos cotistas e não cotistas.

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4. Ação afirmativa na pós-graduação

Esse projeto tem por objetivo fazer um levantamento das iniciativas de criação de políticas de ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras, uma realidade que se intensificou após a aprovação da Lei de Cotas em 2012, que tornou obrigatória a ação afirmativa na graduação do sistema federal de ensino superior. Devido a seu caráter decentralizado, a ação afirmativa na pós-graduação tem um desenho bastante variado. A partir do levantamento, pretendemos produzir análises sobre o perfil e potencial inclusivo das medidas, tendo como pano de fundo de comparação a dinâmica histórica da ação afirmativa na graduação, tema já fartamente estudado pela equipe do GEMAA.

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5. Levantamento ação afirmativa nas universidades federais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação, inclusive avaliando o impacto da aplicação da Lei de Cotas de 2012, à medida que a nova política estava sendo implantada. A série de levantamentos deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.

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6. Levantamento ação afirmativa nas universidades estaduais

O GEMAA vem acompanhando periodicamente as políticas de ação afirmativa no sistema federal de educação superior, desde sua implantação. Devido à falta de uma regulação geral dessas políticas, elas apresentam maior diversidade no que toca seu desenho e resultados. Tais iniciativas fornecem parâmetros importantes de comparação com a modalidade aplicada no sistema federal. A série de levantamentos das ações afirmativas nas universidades estaduais deve continuar, incorporando novos dados à pesquisa e examinando o perfil de inclusão das políticas ora em funcionamento.

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7. A Cara do Cinema Nacional

A pesquisa analisa a distribuição de raça e gênero nas principais funções (direção, roteiro e elenco) da produção cinematográfica brasileira de maior público. O intuito é mapear (1) quem constrói as representações e (2) se os diversos grupos sociais participam desse processo.

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O GEMAA já desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa:

1. A justificação das políticas de ação afirmativa nos planos da teoria moral e do direito

Estudo das justificações das políticas de ação afirmativa no plano da teoria moral, teoria política e teoria do direito. Essa é a linha de pesquisa mais básica do GEMAA, pois é a partir dela que pensamos os projetos de análise do debate público na mídia brasileira e de estudo do debate acerca da ação afirmativa em outros países, e também o projeto de acompanhamento do desenvolvimento institucional da ação afirmativa nas universidades por meio do levantamento documental – atividade básica para análises posteriores.

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2. Ação afirmativa e o debate na grande mídia

Sistematização e análise da valência (positiva, negativa, neutra e ambivalente), enquadramento, argumentos, recursos retóricos, representações de nação e atores que aparecem no debate sobre ação afirmativa veiculado na grande mídia brasileira. A pesquisa tem como base todos os textos (artigos, reportagens, editoriais, cartas, entrevistas etc) publicados sobre o assunto desde o ano 2000 nos principais jornais e revistas brasileiros.

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3. Ação afirmativa em perspectiva comparada

Dando prosseguimento à pesquisa que deu origem ao “Guia Bibliográfico Multidisciplinar: Ação Afirmativa – Brasil, África do Sul, Índia, EUA”, o GEMAA aprofunda a investigação de outros casos nacionais de adoção de políticas de ação afirmativa em busca de subsídios para aprofundar o debate sobre a nossa experiência com essa modalidade de política pública.

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3.1. Ação afirmativa na Índia

Essa pesquisa debruça-se sobre as políticas de ação afirmativa adotadas na Índia em favor dos Dalits, tribos indianas e outros grupos desprivilegiados. Procuramos tornar inteligíveis tanto a situação dos beneficiários dessas políticas no país como também os marcos históricos e legais que hoje informam o debate sobre a ação afirmativa na Índia, buscando ainda sumarizar os principais pontos da atual discussão sobre as políticas de discriminação reversa entre os acadêmicos indianos à procura de contribuições para um estudo comparativo com o Brasil.

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3.2. Ação afirmativa nos Estados Unidos

Esse é de longe o caso mais estudado no mundo, por duas razões principais: (1) as quatro décadas de experiência acumulada com essas políticas e (2) a imensa produção acadêmica do vasto sistema universitário americano. O caso norte-americano também é o exemplo mais influente e citado no Brasil, seja pelas razões acima enumeradas ou por outras tal como a grande influência da cultura dos EUA em nosso país, a penetração do inglês, lingua franca da atualidade, em no meio acadêmico e o contato entre instituições de fomento e entidades internacionais, onde impera uma Weltanschauung norte-americana, com entidades da sociedade civil e movimentos sociais locais.

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3.3. Ação afirmativa na França

A discriminação positiva, maneira como a ação afirmativa é conhecida na França, é tema de grande polêmica naquele país. A presente pesquisa tem por fim estudar sua recepção por parte da academia francesa, particularmente nos debates que versam sobre a questão republicana naquele país.

4. Cotas e Opinião Pública: concepções de esfera pública na controvérsia das cotas raciais no Brasil

A pesquisa busca inventariar as concepções de esfera pública em disputa na controvérsia em torno das ações afirmativas raciais no Brasil. Mais do que uma polêmica restrita a uma política pública localizada, a controvérsia das cotas raciais se transformou em um debate em torno de que tipo de esfera pública deve ser construída no país. Por isso, cada tomada de posição presente na controvérsia deve ser interpretada como uma reivindicação por uma transformação específica da esfera pública nacional. Contudo, essas tomadas de posição têm probabilidades diferentes de introduzir transformações estruturais na esfera pública nacional. Daí o fato de a pesquisa enfatizar as discussões que se desenrolam nas arenas públicas estatais e midiáticas, mormente, o legislativo e a grande imprensa.

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5. Raça e Eleições no Brasil

Este projeto pretende elucidar quais são os principais filtros que afastam os pretos e pardos da política brasileira.

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6. Gênero e Raça nos Videogames

O objetivo desta pesquisa é elucidar quais os papeis atribuídos às personagens dos principais videogames em circulação no país.

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7. A Imagem da Globeleza

A pesquisa analisa criticamente a construção da representação da Globeleza como um ícone da cultura nacional a partir da intersecção entre raça e gênero.

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