Top

Livros

Ação Afirmativa no Ensino Superior Brasileiro

k2_items_src_1d73e13563b8be946c0f00bab252d7eaJoão Feres Jr. e Jonas Zoninsein (orgs.)

Este livro propõe um enfoque analítico e original sobre a experiência da ação afirmativa no ensino superior no Brasil. O objetivo principal dos autores é entender a natureza e impacto dessa política, com o propósito de apresentar avaliações e propostas para o público, a sociedade civil, as autoridades universitárias e os responsáveis pela política educacional brasileira nos seus vários níveis. Essas avaliações e propostas têm como finalidade aumentar a eficiência da ação afirmativa e consolidá-la como política pública capaz de promover desenvolvimento e maior justiça em nosso país.

Belo Horizonte, Editora UFMG. Rio de Janeiro, IUPERJ – 2008. 350 pag.

 

 

 

 

Ação Afirmativa e Universidade: Experiências Nacionais Comparadas

k2_items_src_aaa082d2257ab65aecf61c2340e9c5b9João Feres Jr. e Jonas Zoninsein (orgs.)

Ação afirmativa e universidade: experiências nacionais comparadas é um livro diferente do que se tem produzido até agora no debate nacional, público e acadêmico, sobre as políticas de ação afirmativa para o ensino superior. A preocupação central que orienta os autores aqui reunidos, sejam eles brasileiros, sul-africanos ou norte-americanos, não é defender ou atacar essa modalidade de política pública, mas antes examinar e discutir seus resultados, problemas e desenho institucional. Essa conversação deve ser uma prioridade para aqueles interessados no tema das políticas de ação afirmativa no Brasil, pois aprendemos ainda mais quando a reflexão sobre nossas experiências é acompanhada pela reflexão sobre as experiências dos outros, nesse caso os Estados Unidos, pioneiros na implantação da ação afirmativa para o ensino superior, e a África do Sul, país em que a discriminação positiva (ação afirmativa) constitui hoje elemento fundamental de negação de um passado recente de segregação e de afirmação de uma nova identidade nacional. Além desse aspecto comparado, Ação afirmativa e universidade também traz textos inéditos acerca das experiências pioneiras com ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras, contribuindo assim para que o debate acadêmico sobre esse tema, tão importante e candente em nossa sociedade, ganhe seriedade e sentido.

Brasília, Editora UnB – 2006. 304 pag.

 

Guia Bibliográfico Multidisciplinar Ação Afirmativa: Brasil: África do Sul: Índia: EUA

k2_items_src_267b1948fa84309bc99f9c0289cabe44João Feres Júnior, Marina Pombo de Oliveira, Verônica Toste Daflon (orgs.)

O Guia Bibliográfico Multidisciplinar: Ação Afirmativa torna disponível ao público brasileiro um imenso cabedal de produção acadêmica acerca de políticas de ação afirmativa no Brasil, EUA, Índia e África do Sul. A organização do Guia Bibliográfico Multidisciplinar reflete dois aspectos cruciais das políticas de ação afirmativa: (1) elas são um fenômeno internacional, adotadas por um número crescente de países; e (2) seu estudo quase sempre apresenta caráter multidisciplinar. Os trabalhos aqui selecionados cobrem uma ampla gama de disciplinas, interesses e posições acerca do tema. Se há um tópico em que a pura opinião vem primeiro que o estudo, esse tópico é a ação afirmativa em nosso país. O Guia Bibliográfico Multidisciplinar pretende contribuir para o fim desse estado de coisas, proporcionando a seus leitores fácil acesso a bibliografias, fontes de pesquisa e reflexão.

Rio de Janeiro, DP&A – 2007. 251 pag.